Tipos de Queijos....

Existem diversos tipos de queijos e há quem diga que a França possui um queijo para cada dia do ano, ou aproximadamente mais de 365 tipos de queijos. Alguns com AOC e outros tão artesanais que não se encaixam em nenhuma delas.
Mas para começar a falar de queijos, vou dar algumas diferenças entre eles:
  • Firmes: Os queijos desta categoria são curados até ficarem firmes, mas não duros ou quebradiços.Cheddar e Emmenthal.
  • Frescos: São queijos crus com duração bem curta. Também são conhecidos como não curadors, apresentam sabores que vão desde os suave até os mais fortes. Cream Chesse, Mussarela, Petit Suisse, brancos minas frescal cottage e ricota.
  • Duros: Curados por longos períodos, são queijos normalmente usados para ralar, gratinar, etc. Parmesão, Pecorino e Reino entrem nesta família.
  • Semiduros: Queijos firmes e de textura rija, normalmente são pouco aerados, ou seja,  com poucas cavidades dentrode sua roda. Gouda e Edam.
  • Macios: Também conhecidos como frescos, são queijos que normalmente possuem a casca esbranquiçada e atraem a presença de fungos. Prato e Camembert.
Estas são apenas algumas informações sobre queijos e na próxima postagem descreveremos as formas como são feitas e algumas harmonizações.


Receitas com queijo, acesse:

Um comentário:

O que você procura...